software-à-sua-medida-azul

Serviços de Migração

O que é a migração de dados?

Migrar dados envolve a transferência de informações digitais. De forma mais detalhada, refere-se ao procedimento de escolher, preparar, extrair, transformar e transferir de forma permanente essas informações de um sistema de armazenamento de dados para outro.

Os dados podem estar dispersos por diversos estados e locais, tornando alguns processos de migração mais complexos e desafiantes do que outros. Projetos de migração de dados requerem um cuidadoso planeamento, implementação e validação para assegurar o seu sucesso.

Quando é que é necessário realizar uma migração de dados?

A migração de dados é um procedimento que se revela indispensável em várias circunstâncias.

– Atualizar o hardware ou software para que a empresa possa cumprir os seus requisitos de desempenho ou ganhar mais competitividade.

– Quando uma organização decide adotar um novo sistema de software ou hardware, muitas vezes é necessário migrar os dados do sistema antigo para o novo para garantir a continuidade das operações.

– Quando empresas se fundem ou uma adquire a outra, é necessário consolidar os dados de ambas num único sistema.

– Reduzir o impacto ambiental e diminuir os custos operacionais ao mudar para um sistema com uma pegada e consumo energético mais reduzidos.

– À medida que uma organização cresce, pode precisar de migrar dados para sistemas mais robustos e escaláveis para lidar com o aumento do volume de informações.

– Diminuir ou eliminar as despesas de alojamento de dados em datacenters locais ao efetuar a migração para a nuvem.

– Em setores regulamentados, como o da saúde ou financeiro, a migração de dados pode ser necessária para garantir a conformidade com as normas de armazenamento e privacidade de dados.

– Realizar cópias de segurança dos dados para garantir a capacidade de funcionamento da empresa e para esta estar melhor preparada para a recuperação após falhas.

Tipos de migração de dados

Apesar da singularidade de cada projeto de migração de dados, é possível classificar a migração em cinco categorias amplas.

            Migração de armazenamento

Este constitui o tipo mais básico de migração de dados. Nestas migrações, os dados são transferidos de um dispositivo de armazenamento para um dispositivo novo ou diferente. Este dispositivo pode encontrar-se no mesmo edifício ou num datacenter remoto. Além disso, o dispositivo de destino pode pertencer a uma categoria distinta, como a transição de um disco rígido para uma unidade de estado sólido.

            Migração de base de dados

Frequentemente, este tipo de migração de dados requer uma conversão dos dados, uma vez que as migrações de bases de dados geralmente implicam a transferência de grandes volumes de dados para um mecanismo de base de dados ou sistema de gestão de bases de dados atualizado ou diferente. As migrações de bases de dados são mais complexas do que as migrações de armazenamento, não apenas devido à maior quantidade de dados a serem transferidos, mas também porque é mais provável que os dados precisem de ser adaptados a um formato diferente.

            Migração de aplicações

Uma migração de aplicações implica a transferência de dados para um novo ambiente computacional. Este tipo de migração de dados é um exemplo que engloba vários outros tipos. Migrar uma aplicação pode envolver a migração de bases de dados e de armazenamento. A base de dados utilizada pela aplicação precisa de ser alterada e, por vezes, até adaptada em termos de formato para se ajustar a um novo modelo de dados através da conversão de informações, juntamente com a transferência dos ficheiros e da estrutura de diretórios necessários para a instalação e execução da aplicação.

            Migração para a nuvem

Assim como os outros dois tipos de migração de dados, a migração para a nuvem envolve a transferência de dados ou aplicações. O ponto crucial aqui é que a migração de dados para a nuvem se concentra especificamente na transferência de dados ou aplicações de um datacenter local privado para um ambiente em nuvem ou de um ambiente em nuvem para outro. O alcance da migração pode variar amplamente. Uma migração para a nuvem pode envolver a transferência de todos os dados, aplicações e serviços para a nuvem, ou pode abranger apenas uma seleção específica, de acordo com objetivos estratégicos ou necessidades empresariais.

            Migração de processos empresariais

Este tipo de migração de dados diz respeito à reorganização de informações e aplicações com o objetivo de simplificar a gestão e operação da empresa. Durante uma migração de processos empresariais, a organização tem a capacidade de mover diversos tipos de dados, como bases de dados e aplicações, que desempenham funções cruciais nos produtos, na experiência do cliente, nas operações e nas práticas da empresa.